Spread the love

Apesar de ser uma tradição antiga, continua a existir uma grande procura por enxoval bordado à mão, tanto para situações específicas, como o nascimento de um bebé, como para muitas outras peças de casa.

Do enxoval bordado à mão até à tecnologia de ponta dos dias de hoje.

Antigamente as peças do enxoval de noivas ou enxoval de bebé eram trabalhadas à mão por costureiras e bordadeiras. Atravessámos um período em que a indústria só era capaz de personalizar peças em enormes quantidades, solução incomportável para famílias, casas particulares e pequenos alojamentos. Hoje em dia, existem recursos tecnológicos que permitem personalizar roupa de cama, roupa de banho e roupa de mesa, entre outros complementos e acessórios, em menos quantidades.

Este novo paradigma permite-nos oferecer um enorme e variado leque de peças, bordados e cores a preços muito acessíveis.

Roupa de cama:

  • Lençol de cima
  • Lençol de Baixo
  • Capa de Edredon
  • Fronhas
  • Resguardos

São muitas as peças de enxoval que podemos personalizar. Estes são alguns dos artigos que fazem parte do portfolio da Bertha e que podem ser personalizados com diferentes bordados: Toalhas turcas para casa-de-banho, lençóis e fronhas para cama de solteiro, casal, bebé (ou outras dimensões customizadas) bem como toalhas de mesa e guardanapos.

Procura bordados à medida? Veja aqui todas as nossas possibilidades.

O bordado não só identifica o enxoval do proprietário, como acrescenta valor e significado às peças onde é aplicado. Quantos de nós não guardam com estima e carinho as peças antigas de família que nos foram confiadas?

A história do bordado à mão

Durante muitos e muitos anos os artigos de cama e banho eram brancos e lisos, confecionados com matéria prima de qualidade e, por isso, muito resistente. Apenas famílias de estatuto social mais elevado tinham acesso a lençóis e fronhas com acabamentos em renda ou bordado inglês. Os monogramas de família eram bordados nessa roupa para identificar a quem pertenciam.

Mais tarde, os fabricantes desta roupa, numa tentativa da diferenciação entre si e na busca da inovação e criatividade, introduziram a cor. Assim, qualquer uma dessas peças podia ser comprada em qualquer cor (preto, azul, amarelo, etc.), em diferentes dimensões e com diversas composições, de algodão ou mesmo com mistura de fios de poliéster.

Bordados para todos

Toalhas de banho bordadas personalizadas

Na evolução, o que propomos agora é que cada pessoa ou família possa ter o seu próprio enxoval bordado. Trata-se de dar um toque muito pessoal à sua própria roupa de quarto e casa-de-banho. Propomos que cada casa possa ter um bordado que a caracteriza. Um desenho ou um símbolo identificador, uma marca própria que a diferencie. Ou seja a sua própria roupa.

Bordados para roupa de cama

No que toca à roupa de cama, pode escolher entre vários tipos de acabamento. Uns mais discretos do que outros, todos fazem lembrar a roupa de casa dos nossos avós e dão um toque de sofisticação e cuidado.

Lençol cama bordado

O chamado enxoval que muitas famílias preparavam para a “noiva” há algumas gerações, no tempo dos nossos mães ou avós, pode agora continuar a ser preparado com o mesmo carinho e cuidado.

Para responder a todo o tipo de clientes, os nossos tecidos têm vários níveis de qualidade e preço. Ou seja, o lençol personalizado é mais caro ou mais barato não em função do bordado ou da renda que é aplicado nessa peça de roupa, mas em função da qualidade do pano de lençol. O mesmo se passa com o turco das toalhas da casa-de-banho.

Veja aqui a nossa oferta de lençóis bordados

O peso por metro quadrado, o número de fios por centímetro quadrado e a origem do algodão vão definir a qualidade do tecido, tanto nos turcos como nos lençóis. Quanto mais pesado o turco, melhor a sua qualidade, e quantos mais fios por centímetro quadrado, melhor o pano de lençol.

A tecnologia e os modernos equipamentos de produção, permitem a reprodução de bordados e rendas em vários artigos, como roupa de casa-de-banho e roupa de cama. Tudo a preços competitivos e ajustados a cada tipo de tecido.

Bordados acessíveis, mesmo em pequenas encomendas

Efetivamente, não são necessárias grandes séries para que os preços sejam competitivos.  A flexibilidade dos equipamentos permite, sem grandes perdas de tempo e produtividade, mudanças de bordados e de cores. A indústria não pode perder clientes, pelo que os equipamentos de hoje permitem fazer os ajustes que o mercado vai exigindo.

Por todas estas razões, cada um pode ter roupa personalizada em casa sem um grande investimento. O acréscimo que esta roupa tem é mais ou menos acessível em função do tipo de tecido escolhido. O custo que pode haver na compra de 10 ou 20 peças é marginal se compararmos com a beleza resultante dos bordados nas peças. Trata-se de um custo mitigado pelo excelente nível conferido às peças e, desse modo, à casa. Não só é compensador pela beleza que as peças dão ao espaço,  como transmite um efeito de harmonia que justifica largamente o custo associado.

toalha de banho bebé bordada Bertha

Se, no passado, apenas as famílias com elevado poder económico poderiam pagar estes “luxos”, hoje esse prazer está ao alcance de todos aqueles que pretendem dar um toque, um detalhe de grande nível e de bom gosto à sua casa.

Agora, pode repetir o que a sua mãe ou a sua avó tinham em casa, fazendo um enxoval com uma modernidade e design atuais para a sua filha.